sexta-feira, 9 de julho de 2010

Observação sobre o artigo: Uma Eleição Autista

Prezado(a)s Sr(a)s

Meu nome é Lucio Carvalho e sou coordenador/editor da revista Inclusive - inclusão e cidadania e, orgulhosamente, parceiro da Envolverde na difusão de informações de interesse da cidadania.
Gostaria, entretanto, de lamentar o uso do título e da ilustração escolhida para representar o artigo "Uma eleição autista", de autoria de Reinaldo Canto e disponível em http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=77354&edt=1
Lamento porque o termo autismo, ilustrado como cegueira e expressão dolorosa, é errôneo. Como figura de linguagem, é inadequado, uma vez que o autismo e os transtornos de desenvolvimento não competem numa metáfora correspondente à ausência, alienação ou ignorância. Esse é um tipo de equívoco infelizmente ainda comum na produção jornalística mas que revelam a necessidade de uma maior compreensão terminológica sobre temas como autismo e deficiências, de um modo geral.
Nesse sentido, como parceiros, gostaríamos de sugerir tanto ao autor quanto à própria revista um cuidado redobrado no sentido de evitar a replicação de esterótipos negativos e conceitos inapropriados.
Certo de que compreenderão as razões dessa observação, sugerimos a leitura dos trabalhos a seguir, como forma de elucidar estas dúvidas e de evitar-se o uso de acepções com efeito negativo.
Preconceitos na contramão da inclusão social, por Romeu Sassaki. http://www.inclusive.org.br/?p=1440
Deficiência não é adjetivo, por Fabio Adiron e Marco Antonio Queiroz.
http://xiitadainclusao.blogspot.com/2008/09/deficincia-no-adjetivo.html
Terminologia na área da deficiência, por Patricia Almeida. http://www.inclusive.org.br/?p=1020
Manuais da mídia legal, da Escola de Gente. http://www.escoladegente.org.br/publicacoes.php

Obrigado pela atenção
Lucio Carvalho
Equipe Inclusive

Nenhum comentário: